Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Conversa rápida: comentários à MP 905/2019

Medida Provisória 905 de 11 de novembro de 2019

Publicado por Inês Jorge
há 4 anos

A Medida Provisória, tão imatura, foi publicada em 11/11/2019, e criou o famoso “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”.

Sabido é que o referido Contrato é destinado a 'criação de novos postos de trabalho' para os jovens com idade entre 19 e 29 anos.

A primeira pergunta:

- o jovem tem dificuldade de acesso ao mercado de trabalho?

Desconheço! Ao contrário, os profissionais acima de 50 anos têm muito mais dificuldade. Contudo, o Governo não apresentou nenhum incentivo aos 'jovens de 50' e, decerto, tal conduta fere o princípio da isonomia.

Noutro giro, a MP vem sendo criticada por incoerência da regulamentação:

- reduzir o emprego de jovens X a exclusão daqueles que já tiveram emprego anterior. E aqueles jovens que tiveram a CTPS assinada e ainda não conseguiram outra oportunidade?

Os empregadores deverão estabelecer critérios para a nova modalidade, pois a contratação é específica para o candidato que nunca teve vínculo empregatício formal.

Assim, se restar comprovado que o obreiro foi contratado por outra empresa o CT Verde e Amarelo será descaracterizado e o empregado terá direito a todos os benefícios do contrato celetista normal? Resposta: provavelmente, sim!

Até o momento a MP 905/2019 só gerou mais dúvidas e insegurança jurídica. Assim foi com a famosa Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista). Ainda, o objetivo da referida Lei foi atingido? Alguém ouviu dizer que após a reforma trabalhista de 2017, houve criação de novos postos de trabalho para nós brasileiros? Eu não!

  • Sobre o autorAdvocacia&Consultoria - (31)999746995 (31)3360-9556
  • Publicações9
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conversa-rapida-comentarios-a-mp-905-2019/788517196

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)